Quem somos

Os laboratórios de Silvicultura e Tecnologias digitais (LASTED/INPA) e Propagação de plantas (EST/UEA) vem desenvolvendo estudos sobre formas de propagação sexuada e assexuada de espécies florestais ou ornamentais, produção de sementes e mudas, ecofisiologia, desenvolvendo tecnologias de recuperação de áreas degradadas e restauração ecológica.  Nosso grupo de pesquisa possui considerável experiência em pesquisas participativas em comunidades rurais na Amazônia dando ênfase ao processamento e industrialização das matérias-prima advinda de espécies florestais madeireira, resinas ou óleos a exemplo do pau-rosa, copaíba, andiroba e breu branco. Sua atuação se pauta em quatro áreas: 1. Silvicultura de espécies tropicais; 2. Cadeias de valor de óleos essenciais da Amazônia; 3 Social; 4. Engajamento Socioambiental do setor público e privado.

Atualmente o Grupo de Pesquisa Silvicultura de Espécies Tropicais tem por objetivos:

  1. Desenvolver estudos, pesquisas científicas e desenvolvimento tecnológico relacionados com a Silvicultura da floresta tropical úmida na região Amazônica, através de um processo contínuo de reexame e questionamentos.
  2. Viabilizar a execução dos Programas e Projetos de Pesquisa relacionados com a Silvicultura Tropical na Amazônia, juntamente com comunidades rurais e empresas consolidadas no mercado, como também empresas incubadas na UEA e  INPA.
  3. Promover o desenvolvimento de Programas e Projetos de Pesquisa em trabalhos integrados com outras instituições e/ou Empresas, bem como viabilizar a implantação de inovações tecnológicas na região.
  4. Promover a formação, capacitação, especialização e intercâmbio de recursos humanos, através estágios de iniciação cientifica, capacitação comunitárias, cursos de pós-graduação, como o mestrado acadêmico, profissional e doutorado em Ciências de Florestas Tropicais, biotecnologia e áreas afins utilizando-se de tecnologias digitais para capacitação à distância envolvendo o INPA, UEA e UFAM.
  5. Emitir pareceres, laudos técnicos e sugestões relativas aos assuntos da área de sua atuação no âmbito acadêmico, empresarial, governamental, legislativo e judiciário.
  6. Prestar serviços a terceiros, relacionados com áreas de sua competência.