Nossos Produtos

(1) Sementes de espécies florestais – sementes de espécies nativas da Amazônia com certificação de origem é o primeiro passo para implantação de plantios florestais visando recomposição de áreas degradadas ou produtos como a madeira, óleo, resina, gomas etc. Na cidade de Manaus o centro de sementes da UFAM (https://www.facebook.com/centrodesementes/videos/1346915471993554/) ou instituições de pesquisa como o INPA desenvolvem pesquisas com sementes de espécies nativas de valor econômico a exemplo do pau-rosa (Manual de sementes pau-rosa).

(2)  Mudas de espécies nativas – Instituições de pesquisa (INPA/EMBRAPA) e ensino (UFAM/UEA) desenvolvem estudos sobre a produção de mudas de diferentes espécies nativas da Amazônia. Informações técnicas sobre a produção de mudas de  pau-rosa encontram-se no repositório temático.

(3) Técnicas de Plantios: técnicas para diferentes sistemas de plantios podem ser acessadas no repositório temático. Informações técnicas sobre plantios de pau-rosa como espaçamento, sombreamento, manejo de plantios podem ser acessado no livro ( ).

(4) Óleos: São considerados como importante matéria-prima para as indústrias alimentícias, farmacêuticas e cosméticos. Os óleos, tidos como essenciais, podem ser extraídos de diversos órgãos da planta como folhas, flores, frutos e da própria madeira. Dentre as espécies em que são extraídos os óleos, tem-se:  Pau-rosa (Aniba rosaeodora Ducke), Cumaru (Dipteryx odorata), Copaíba (Copaifera multijulga),  Andiroba (Carapa guianensis), Castanha (Bertholletia excelsa Bonpl).

(5) Resina/Gomas: Mais conhecida pela extração de goma-resina, este produto é oriundo de espécies coníferas, destacando-se o gênero pinus. A resina é mundialmente utilizada e no Brasil, a sua produção se tornou de grande importância, pois promoveu o país como o segundo maior produtor mundial. Espécies como o breu branco (Protium heptaphyllum) produz resina valorizada no mercado de perfumaria. O jatobá (Hymenaea courbaril) produz resina na industria de tintas e verniz. A sorva (Couma macrocarpa ) produz goma utilizada na industria alimentícia.

(6) Látex: Ao relatarmos sobre o látex, que se caracteriza por ser um líquido viscoso de cor amarelo-esbranquiçada, é imprescindível se destacar a seringueira (Hevea brasiliensis). Esta espécie é nativa do território brasileiro e dá origem à borracha natural.

 

Espécies utilizadas para produtos não madeireiros

A diversidade de produtos que são obtidos por meio dos recursos florestais é de grande relevância, pois possibilita atender as necessidades humanas. Ao empreender o uso de forma consciente, estes produtos, principalmente no que se refere ao não madeireiros, fornecem subsídios para as comunidades que vivem no entorno da vegetação. Ressalta-se que a exploração dos produtos não madeireiros são uma alternativa para a conservação da vegetação, pois não há a necessidade de cortar a árvore e sim realizar o uso de forma apropriada e consciente.