Sementes de Pau-Rosa

As sementes de pau-rosa não toleram dessecamento, característica de sementes chamadas recalcitrantes. Recomenda-se acondicionar as sementes em temperaturas entre 15 e 20 ºC, reduzindo a atividade metabólica. Temperatura mais baixa, propiciada pela refrigeração em geladeira ou sobre o gelo, deve ser evitada, pois causarão a morte das sementes.

Peso das sementes

O peso de 1000 sementes é aproximadamente 3,5 kg; 1 kg pode conter entre 270 e 390 sementes dependendo do lote. A variação do número de sementes por quilo pode ser devido às diferenças entre anos populações ou procedências, mais pode também ser causada pela redução do peso das sementes por dessecamento durante a coleta, transporte e extração.

Fatores que afetam a germinação das sementes

As sementes de pau-rosa não necessitam um tratamento para superar a dormência. No Laboratório de Sementes do INPA, observou-se também uma grande variação no sucesso de germinação entre os vários lotes estudados. Várias podem ser as causas para este fato: O grau de maturação dos frutos afetou o processo germinativo; pois sementes provenientes de frutos mais maduros, de coloração roxo-escura, apresentaram uma maior porcentagem de germinação. Assim, uma boa prática para aumentar o sucesso da germinação parece ser o adiamento da extração das sementes dos frutos, deixando-os alcançar a coloração escura em condições úmidas e temperatura ambiente.

Outra causa pode ser a infestação das sementes pela larva do besouro Heilipus sp. (Coleoptera), comumente registrada no laboratório. Embora as sementes tenham sido cuidadosamente examinadas e as infestadas eliminadas, os danos causados por esses insetos durante a germinação foram muitas vezes altos.

O tegumento das sementes pode ser retirado cuidadosamente após um corte longitudinal por um bisturi. A tarefa é trabalhosa, porém pode compensar devido ao alto valor das sementes, sendo recomendada principalmente para sementes com baixo vigor e àquelas que sofreram um leve dessecamento. Também pode aumentar o sucesso de germinação em sementes infestadas por insetos, pois acelera a protrusão da raiz antes mesmo da infestação inviabilizar a germinação. Uma submersão das sementes por poucas horas em água, nunca ultrapassando 12 h, poderá reduzir também a resistência do tegumento à protrusão da raiz.